segunda-feira, 13 de maio de 2013

PLANEJAMENTO DE AULA


PLANEJAMENTO DE AULA

TÍTULO: ALIMENTOS NATURAIS X ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS
AUTORA: MARIA MERCÊS TOLEDO BRANDÃO ANDRADE

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE MACAÉ/RJ
CURSO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs
COAUTORA: REGINA CÉLI FERREIRA DA SILVA

ESTRUTURA CURRICULAR:
ENSINO FUNDAMENTAL/1º SEGMENTO/4ºE 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR:
LÍNG.PORTUGUESA:LÍNGUA ORAL/ USOS E FORMAS
LÍNGUA ESCRITA/USOS E FORMAS
LÍNGUA PORTUGUESA/ ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA
MATEMÁTICA: NÚMERO E INFORMAÇÕES
MATEMÁTICA: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
CIÊNCIAS: SER HUMANO E SAÚDE E RECURSOS TECNOLÓGICOS
HISTÓRIA: TEMPO E HISTÓRIA
GEOGRAFIA: O LUGAR E SUAS PAISAGENS
ARTES: ARTES VISUAIS
ÉTICA: DIÁLOGO
EDUCAÇÃO FÍSICA: CONHECIMENTO SOBRE O CORPO
DADOS DA AULA:
O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA:
OBJETIVOS:

  • AMPLIAR A CAPACIDADE DE LEITURA, ESCRITA, INTERPRETAÇÃO E RACIOCÍNIO,UTILIZANDO DIFERENTES FONTES DE INFORMAÇÃO E FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA CONSTRUIR CONHECIMENTOS.
  • COMPARAR ALIMENTOS NATURAIS E ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS, CONSCIENTIZANDO-SEDAS CONSEQUÊNCIAS DO USO EXCESSIVO DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS E OU ULTRAPROCESSADOS.
  • CONSCIENTIZAR-SE DE MAUS HÁBITOS ALIMENTARES. 
  • IDENTIFICAR HÁBITOS ALIMENTARES ADEQUADOS PARA A MANUTENÇÃO DA SAÚDE.
  • VALORIZAR A ALIMENTAÇÃO VARIADA E EQUILIBRADA COMO COMPONENTE ESSENCIAL DA QUALIDADE DE VIDA.
  • IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS NUTRIENTES PRESENTES NOS ALIMENTOS: PROTEÍNAS, CARBOIDRATOS, LIPÍDIOS, VITAMINAS, SAIS MINERAIS E ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ORGANISMO.
  • RELACIONAR COSTUMES, TRADIÇÕES , HÁBITOS ALIMENTARES DA ZONA URBANA E RURAL.
  • LER E COMPARAR RÓTULOS DE ALIMENTOS, IDENTIFICANDO A EXISTÊNCIA DE ADITIVOS.
  • ELABORAR CARTAZES SOBRE AS DESCOBERTAS, COM FRASES SUGESTIVAS PARA DECORAR O LOCAL DAS REFEIÇÕES.
  • ELABORAR FOLHETO COM RECOMENDAÇÕES SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA DISTRIBUIR À COMUNIDADE ESCOLAR.
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES:360MIN - (SEIS) ATIVIDADES DE 60MIN CADA.

CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS:É NECESSÁRIO QUE OS ALUNOS TENHAM HABILIDADES BÁSICAS DE LEITURA, ESCRITA, INTERPRETAÇÃO E SAIBAM UTILIZAR AS FERRAMENTAS BÁSICAS  DE ACESSO À INTERNET.

PALAVRAS-CHAVES:NUTRIENTES; SAUDÁVEL;  PROTEÍNAS; AÇÚCARES OU CARBOIDRATOS; ADITIVOS; PIRÂMIDE ALIMENTAR;  RÓTULOS; INGREDIENTES; ALIMENTOS NATURAIS; ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS.

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA:

1ª ATIVIDADE – APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

  • ORGANIZAR OS ALUNOS EM DUPLAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
  • DIZER: ACESSEM O BLOG: http://profamariamerces.blogspot.com.br/
  • CONVERSA COM A TURMA INCENTIVANDO-OS COM A APRESENTAÇÃO DO PROJETO (TÍTULO, OBJETIVOS, COMPONENTES CURRICULARES, DURAÇÃO, CONHECIMENTOS PRÉVIOS,ESTRATÉGIAS, AVALIAÇÃO).
  • VAMOS INICIAR NOSSO PROJETO COM UM TEXTO DE MONTEIRO LOBATO, UM DOS MAIS INFLUENTES ESCRITORES DE OBRAS INFANTIS DO BRASIL. PARA SABER UM POUCO SOBRE A BIOGRAFIA DESSE ESCRITOR.ACESSEM O LINK: http://www.youtube.com/watch?v=95cKeHNUtyIASSISTAM COM ATENÇÃO!
  • APÓS O VÍDEO PROPOR QUE RESPONDAM ORALMENTE AS SEGUINTES PERGUNTAS:
A)ONDE E QUANDO NASCEU MONTEIRO LOBATO?
B)QUAL O LIVRO MAIS CONHECIDO DE MONTEIRO LOBATO?
C)CITE NOMES DE ALGUNS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO.
D)COMO É A VIDA NO SÍTIO E NA ZONA RURAL EM GERAL?(FAZER COMPARAÇÃO DO ESTILO DE VIDA DA ZONA RURAL COM A URBANA/ESTRESSE, ALIMENTAÇÃO, POLUIÇÃO, PAISAGEM...)
E)A ALIMENTAÇÃO NA ZONA RURAL É COMPOSTA POR MAIS ALIMENTOS NATURAIS OU POR ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS? POR QUE?

  • APÓS AS COLOCAÇÕES SOBRE O VÍDEO, DIZER:
AGORA, VAMOS FAZER A LEITURA VIRTUAL DE UM TEXTO DE MONTEIRO LOBATO – A MENINA DO LEITE. 
ACESSEM: http://gotasdeliteraturabrasileira.blogspot.com.br/2011/04/menina-do-leite.html


  • FAZER A LEITURA SILENCIOSA DO TEXTO.
  • APÓS A LEITURA SILENCIOSA, CADA ALUNO FARÁ A LEITURA DE UM PARÁGRAFO.
  • CONVERSA SOBRE O TEXTO:
A)ONDE MORA LAURINHA?
B)COMO SÃO OS CALÇADOS DE LAURINHA?
C)COMO ELA ESTÁ TRANSPORTANDO O LEITE?
D)QUAIS SÃO OS SONHOS DESSA MENINA?

  • REFLETIR SOBRE O TEXTO CONVERSANDO COM OS ALUNOS E OBSERVANDO QUE COM A EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE, MUDANÇAS OCORREM EM TODOS OS ASPECTOS DA VIDA DAS PESSOAS(TRANSPORTE, PAISAGEM, AMBIENTE, COSTUMES, ALIMENTAÇÃO, ESTILO DE VIDA).
ATIVIDADE DE CASA
A)FAÇA UM PEQUENO TEXTO SOBRE MONTEIRO LOBATO, USANDO COMO ROTEIRO AS PERGUNTAS SOBRE O VÍDEO DE SUA BIOGRAFIA, QUE ASSISTIMOS NA AULA
DE HOJE. SE PRECISAR ACESSE NOVAMENTE O LINK http://www.youtube.com/watch?v=95cKeHNUtyI
B)REGISTRAR EM TABELA (MODELO NO GOOGLE DOCS) OS ALIMENTOS QUE VOCÊ E SEUS FAMILIARES  CONSOMEM EM CADA REFEIÇÃO – CARDÁPIO DA FAMÍLIA – DURANTE UMA SEMANA,SEPARANDO-OS EM DUAS COLUNAS, CONFORME A CARACTERÍSTICA: NATURAL OU INDUSTRIALIZADO

2ª ATIVIDADE – APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60MIN
O PROF. ORGANIZA A TURMA EM GRUPOS DE NO MÁXIMO 5(CINCO) COMPONENTES.
A)CADA ALUNO LÊ PARA O GRUPO O TEXTO QUE FEZ SOBRE MONTEIRO LOBATO E ESCOLHEM UM TEXTO PARA REPRESENTAR O GRUPO.
B)LEITURA PARA A CLASSE DO TEXTO ESCOLHIDO POR CADA GRUPO.
C)TRABALHO COM OS CARDÁPIOS DAS FAMÍLIAS,   PREENCHENDO O MODELO DE TABELA ABAIXO:

ALIMENTOS NATURAIS CONSUMIDOS

TOTAL DE VEZES QUE
APARECEU NO CARDÁPIO
ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS CONSUMIDOS
TOTAL DE VEZES QUE APARECEU NO CARDÁPIO
EXEMPLOS: ARROZ

EXEMPLOS: SUCO DE CAIXINHA

                   FEIJÃO/LEGUMINOSAS

                   LEITE DE CAIXINHA

                   BATATA

                   REFRIGERANTE

                   TOMATE

                   HAMBURGER

                   LEGUMES

DOCES INDUSTRIALIZADOS

                   FRUTAS

                   BISCOITOS

                   VERDURAS



                   OVOS



                   CARNES












D)O PROFESSOR CONSTRÓI NA LOUSA COM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS UMA TABELA FINAL, CONSOLIDANDO O TOTAL DE RESPOSTAS DOS GRUPOS.
E)A PARTIR DA TABELA FINAL PREENCHIDA O PROFESSOR ORIENTA OS ALUNOS A CONSTRUIREM UM GRÁFICO DE BARRAS

  • NO CADERNO E DEPOIS EM UMA CARTOLINA. O EIXO X(LARGURA DO GRÁFICO), REPRESENTA OS ALIMENTOS E O EIXO Y(ALTURA DO GRÁFICO), REPRESENTA O NÚMERO DE ALUNOS QUE CONSOME O RESPECTIVO ALIMENTO FARÃO UM GRÁFICO REPRESENTANDO OS ALIMENTOS NATURAIS E OUTRO REPRESENTANDO OS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS. OS ALUNOS PODERÃO ILUSTRAR AS BARRAS DOS GRÁFICOS, QUE REPRESENTAM OS ALIMENTOS COM RECORTES DE FOTOS OU IMAGENS DOS RESPECTIVOS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS.




  • ANALISAR OS GRÁFICOS, CONVERSANDO SOBRE HÁBITOS ALIMENTARES, ALIMENTOS VEGETAIS  MAIS COMUNS NA COMUNIDADE, AS VANTAGENS DO CONSUMO DE ALIMENTOS DA REGIÃO E A NECESSIDADE DE NUTRIENTES PARA UMA VIDA SAUDÁVEL.
ATIVIDADE DE CASA
1)ASSISTIR AO VÍDEO: VOCÊ LÊ O QUE COME? http://www.youtube.com/watch?v=9Kh13OICr8sSE POSSÍVEL CONVIDE SEU RESPONSÁVEL PARA ASSISTIR AO VÍDEO COM VOCÊ E DEPOIS CONVERSEM SOBRE O MESMO.
2)APÓS O VÍDEO RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO:

a)VOCÊ TEM O COSTUME DE LER OS RÓTULOS DOS ALIMENTOS QUE CONSOME?
b)O QUE SÃO ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS?
c)O QUE SÃO ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS?
d)QUAL O PROBLEMA DO USO EXCESSIVO DOS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS?
e)COMO SE APRESENTA A LISTA DE INGREDIENTES NOS RÓTULOS?
f)QUAIS OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DE SAÚDE ASSOCIADOS AO CONSUMO EXCESSIVO DE GORDURAS E AÇÚCARES DOS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS?
g)E QUANTO AO EXCESSO DE SÓDIO DOS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS, QUE PROBLEMAS DE SAÚDE PODE CAUSAR?
h)SUCOS INDUSTRIALIZADOS TÊM O MESMO VALOR NUTRITIVO DE SUCOS NATURAIS?
i)QUAIS AS VANTAGENS DE SEMPRE QUE POSSÍVEL SUBSTITUIRMOS  ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS POR ALIMENTOS NATURAIS?
j)O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA MELHORAR A SUA ALIMENTAÇÃO?

RECURSOS COMPLEMENTARES:
  


3)PARA SABER MAIS SOBRE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS ASSITAM AO VÍDEO:
 O PERIGO DOS CONSERVANTES O PERIGO DOS CONSERVANTES http://www.youtube.com/watch?v=5hIUZU19kis


a)QUAL A FUNÇÃO DOS CONSERVANTES?
b)QUAIS OS NOMES DOS CONSERVANTES CITADOS NO VÍDEO?
c)QUAIS PROBLEMAS DE SAÚDE PODEM APARECER DEVIDO AO USO EXAGERADO DE ALIMENTOS COM CONSERVANTES?

RECURSOS COMPLEMENTARES:




4)TRAZER PARA A PRÓXIMA AULA EMBALAGENS E OU RÓTULOS DE ALIMENTOS QUE CONSOMEM

3ª ATIVIDADE APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60MIN


  • ALUNOS EM GRUPOS DE 5(CINCO) COMPONENTES.
  • CONVERSAR SOBRE OS VÍDEOS QUE ASSISTIRAM EM CASA E SOBRE AS RESPOSTAS QUE ESCREVERAM SOBRE OS MESMOS.
  • SELECIONAR 5(CINCO) RÓTULOS OU EMBALAGENS QUE TROUXERAM.
  • CONFECCIONAR CARTAZ COM OS RÓTULOS ESCOLHIDOS, LISTANDO OS INGREDIENTES, RESSALTANDO OS ADITIVOS E SUAS FUNÇÕES E AS IMPLICAÇÕES DE SAÚDE QUE PODEM OCASIONAR PELO USO EXCESSIVO. RESSALTAR TAMBÉM A NECESSIDADE DE VERIFICAR O PRAZO DE VALIDADE DOS PRODUTOS.
  • INDUZIR A REFLEXÃO SOBRE A VANTAGEM DE SEMPRE QUE POSSÍVEL SUBSTITUIR ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS POR ALIMENTOS NATURAIS, COLOCANDO FRASE SUGESTIVA NO CARTAZ.
  • CADA GRUPO IRÁ APRESENTAR SEU TRABALHO À TURMA.
ATIVIDADE DE CASA
1)ASSISTIR AO VÍDEO: CONHECENDO OS ALIMENTOS COM O SENHOR BANANA  http://www.youtube.com/watch?v=qUN9i3RCYl8


2)APÓS O VÍDEO RESOLVA OS EXERCÍCIOS ABAIXO:

a)SOBRE A PIRÂMIDE ALIMENTAR:
CITE OS NOMES DOS NÍVEIS DA PIRÂMIDE ALIMENTAR E EXEMPLOS DE ALIMENTOS DE CADA UM
b)O QUE É ALIMENTAR BEM?
c)QUAIS AS ORIGENS DOS ALIMENTOS?
d)QUAIS OS GRUPOS DE NUTRIENTES?  


https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&gs_rn=12&gs_ri=psy-ab&tok=dYTTC0V3UiwBM9EZr48ECg&cp=28&gs_id=3g&xhr=t&q=imagem+de+piramide+alimentar

e)POR QUE AS PESSOAS  ESTÃO FICANDO OBESAS?
f)CITAR CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO E HIGIENE COM AOS ALIMENTOS.
g)CITE MEDIDAS DE HIGIENE COM O NOSSO CORPO.

RECURSOS COMPLEMENTARES

3)TRAZER FIGURAS OU IMAGENS DE ALIMENTOS DE REVISTAS, JORNAIS, PANFLETOS DE PROPAGANDA.

4ª ATIVIDADE – APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60MIN

  • ALUNOS EM GRUPOS DE 5(CINCO) COMPONENTES.
  • CONVERSAR SOBRE OS VÍDEOS QUE ASSISTIRAM EM CASA E SOBRE OS EXERCÍCIOS QUE FIZERAM.
  • ARMAR A PIRÂMIDE DOS ALIMENTOS EM MURAL, UTILIZANDO OS RECORTES DE REVISTAS OU OUTROS.
  • PLANEJAR CARDÁPIOS E HORÁRIOS PARA ALIMENTAÇÃO, ESCOLHENDO ALIMENTOS, SEUS SUBSTITUTOS E COMBINAÇÕES DE ACORDO COM A PIRÂMIDE ALIMENTAR E DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. APRESENTAR CARTAZ COM OS CARDÁPIOS.
  • CADA GRUPO IRÁ APRESENTAR SEU CARTAZ À TURMA.

ATIVIDADE DE CASA

  • ELABORAR FOLHETO COM RECOMENDAÇÕES SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, COM PELO MENOS, 10(DEZ) ORIENTAÇÕES SOBRE ESSE ASPECTO,PARA DISTRIBUIR À COMUNIDADE ESCOLAR.

5ª ATIVIDADE – APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60MIN

  • ALUNOS EM GRUPOS DE NO MÁXIMO 5(CINCO) COMPONENTES.
  • CONCLUSÃO EM GRUPOS SOBRE A APRESENTAÇÃO E AS RECOMENDAÇÕES QUE DEVEM CONSTAR NO FOLHETO SOBRE ORIENTAÇÕES PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
  • APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DOS GRUPOS E ESCOLHA DE UM MODELO DE FOLHETO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL , PARA SER CONFECCIONADO E DISTRIBUÍDO AOS COLEGAS E À COMUNIDADE ESCOLAR.

6ª ATIVIDADE – APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60MIN

  • EM DUPLAS, NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, FAZER O FOLHETO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL,UTILIZANDO O PROCESSADOR DE TEXTOS.
  • OS FOLHETOS SERÃO DISTRIBUÍDOS DURANTE A REALIZAÇÃO DA FEIRA DE CIÊNCIAS DA ESCOLA, ONDE HAVERÁ UM STAND DA TURMA PARA APRESENTAÇÃO DOS ESTUDOS E TRABALHOS DESTE PROJETO.


AVALIAÇÃO

       OS ALUNOS SERÃO AVALIADOS INDIVIDUALMENTE E EM GRUPOS E DE ACORDO COM OS SEGUINTES ASPECTOS: EMPENHO E PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES,CRIATIVIDADE, OBJETIVIDADE, LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, DIÁLOGO, APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS(CARTAZ, FOLHETO E OUTROS).

























































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