Currículo, conhecimento e cidadania
Maria Mercês Toledo Brandão AndradeProinfo Integrado - Elaboração de Projetos
A constante evolução tecnológica e científica repercute em mudanças na estrutura da sociedade em todos os aspectos - valores, costumes, comportamentos, relacionamentos.
Cabe à escola considerar os aspectos acima citados e buscar uma dimensão globalizadora do ensino para a compreensão, organização e implementação da proposta curricular que instrumentalize o aprendiz, para um contínuo aprender a aprender, a fim de gerir mudanças e conflitos com ética, equilíbrio, competência e cidadania crítica, criativa, emancipatória.
A proposta curricular deve ser dinâmica, flexível, contextualizada, valorizando os conhecimentos acumulados pela humanidade bem como os conhecimentos prévios dos alunos no processo ensino-aprendizagem. É importantíssimo integrar recursos da tecnologia da informação e comunicação no desenvolvimento da mesma, uma vez que eles fazem parte da cultura da sociedade atual e a habilidade para operá-los para obtenção de informação e conhecimento, de forma crítica, criativa, responsável é fator imprescindível à inserção social.
A abordagem dos conteúdos deve sempre estabelecer relações com questões sociais, políticas e humanas, buscando inserir conteúdos significativos à comunidade, envolvendo as diversas dimensões de identidade e de valorização do processo de construção e reconstrução do conhecimento.
O educador deve prever estratégias que envolvam o estudante no processo de construção do conhecimento, para que ele observe, questione, pesquise, crie, experimente, analise, conclua, debata, posicione-se, dialogue, critique, interaja, relacione, enfim que ele seja sujeito ativo de sua própria aprendizagem e que esta o capacite para exercer seu papel de cidadão atuante na sociedade. Assim, qualquer que seja o recurso, estratégia ou procedimento de ensino, sua função ou eficácia depende do objetivo ou intencionalidade a que se destina, do envolvimento efetivo do aprendiz e da mediação realizada pelo educador.
O currículo que se desenvolve com projeto, computador e internet potencializa a contextualização, a interdisciplinaridade com vistas à transdisciplinaridade, numa prática docente inovadora, em consonância com a sociedade plural na qual vivemos, permitindo o desenvolvimento do ensino-aprendizagem mais significativo, critico e participativo. É uma estratégia que permite a busca de solução de problemas do cotidiano educativo, em situações funcionais, com acesso a uma multiplicidade de informações, com diferentes linguagens, num processo colaborativo, onde educador e educando, cada um em sua função e nível são parceiros e sujeitos de aprendizagem. Através da interação dos estudantes sobre o meio e sobre o objeto do conhecimento e pela mediação do educador, informações podem transformar-se em ressignificação de conceitos e ou conhecimentos adquiridos, passando a fazer parte da formação dos mesmos, habilitando-os para atuarem como cidadãos criativos, éticos, autônomo, participativos, capazes de transformar sua realidade social.
No planejamento, execução e avaliação do trabalho docente é muito importante o educador ter pressupostos filosóficos, teóricos, didático-metodológicos bem definidos e objetivos claros, a fim de saber como, onde, quando, por que e para que fazer as intervenções pedagógicas adequadas à construção do conhecimento pelo aprendiz, numa perspectiva dialógica, crítica, criativa e libertadora. Faz-se necessário um processo contínuo de ação, reflexão, ação, em relação à prática docente e aos resultados alcançados ou que se deseja alcançar, uma vez que educador e educandos são parceiros e sujeitos de aprendizagem.
Cabe portanto ao educador com essa grande responsabilidade político-social, o desafio de buscar instrumentalizar-se constantemente, a fim de dar nova vida ao currículo escolar, articulando e mediando intervenções pedagógicas eficientes entre currículo, tecnologia da informação e comunicação e educandos, para que estes construam os conhecimentos necessários à cidadania crítica, criativa, ética, solidária, autônoma.
Referências:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Proinfo Integrado. Elaboração de Projetos. Guia do Cursista. Brasília, DF, 2009
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970
Muito bom, orgulho de ser professora, orgulho de ter aluna assim! Você abrilhantou nosso curso! Nota 10! Grande Abraço
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